31 janeiro 2006

... Bom dia Aeromoça, ou deveria antes dizer bom céu

O dia pertence a todos e desejá-lo bom não passa de um cumprimento.

Já o céu pertence a vocês, a seus amigos aeronatuas e aos pássaros em condomínio

Aos passageiros o céu não pertence. Porque estes carregam lá pro alto as suas terrestres preocupações, os seus cuidados terrestres e o seu terrestre apego a uma existência rastejante

... não, não, eu não vou comparar aquela aeromoça presa no escritório a um passarinho preso na gaiola, ou a um peixinho preso num aquário, não.

... saúde, aeromoça exilada entre fichários, é o que lhe desejo, sem a mínima convenção de boa educação, mas na certeza de que o justo é que torne às nuvens, o que às nuvens pertence

... enfim, peça insubstituível do avião e da idéia de viagem aérea...

Peça, ah, que digo eu,

Alma do avião,

Quinto motor,

Com poesia e humanidade

AEROMOÇA, AERO MITO, AERO MUSA

Trechos de "Aeroprosa" de Carlos D. de Andrade.

13 janeiro 2006

O Risco De Voar

Você tem medo de andar de avião?

Dizem que só existem dois tipos de passageiros: os que têm medo de voar e os mentirosos...Exageros à parte, muita gente deixa até de viajar, participar de congressos, fazer turismo, por medo de avião.Uma estatística realizada pelo FAA (Federal Aviation Administration, órgão do Departamento de Transportes do governo dos Estados Unidos) mostra alguns estudos bem interessantes. Num período de cinco anos, de 1989 a 1993, os acidentes aeronáuticos foram responsáveis por 0,08% das fatalidades enquanto neste mesmo período os acidentes ciclísticos contribuíram com 0,67%, acidentes domésticos com 17,99% e acidentes rodoviários com 38,70%. Isto significa que andar de bicicleta é 8,3 vêzes mais perigoso que voar! Ou que as tarefas domésticas nos expõe a riscos 224,8 vêzes maior que viajar de avião. E mostram também que você é bem corajoso ao entrar num carro para passear, correndo um risco 483,7 vêzes maior que voar confortávelmente a bordo de uma aeronave.Um piloto de linha aérea é submetido a um exame médico completo, de seis em seis meses e os comissários uma vez por ano. Mas isto não é o bastante. Também, de seis em seis meses ele é submetido a avaliações técnicas que compreendem verificações em vôo de rota e em simulador de vôo. Costuma-se dizer que o pilôto tem a carreira mais curta que se conhece: seis meses. Não existe outra profissão onde mesmo depois de estar exercendo-a seja necessário prestar exames e exames sem parar. Paralelamente as aeronaves têm que se submeter a padrões de qualidade internacionais desde o seu projeto, passando pela sua fabricação, homologação, manutenção e operação. Nenhuma empresa pode operar uma aeronave sem que esta tenha um Programa de Manutenção aprovado e fiscalizado pelo DAC. Este programa é baseado na aplicação do conceito preventivo, isto é, os trabalhos executados nos diversos sistemas (hidráulico, de combustível, elétrico...) e as trocas de peças são feitos ANTES que possam falhar, exigindo uma manutenção corretiva. Esta previsão é feita por estatísticas baseadas na experência prévia e nas perspectivas do projeto, mensurada em horas, ciclos ou pousos. Assim, um rolamemento pode ser trocado mesmo sem apresentar defeito algum, apenas por haver cumprido suas horas estimadas de trabalho. Provavelmente poderia até durar outras tantas horas. Mas este "provavelmente" é palavra riscada na aviação.Da próxima vez que andar de bicicleta fique bem atento ao trânsito e tome bastante cuidado. Afinal, você não está num avião, né?

01 janeiro 2006

Mulher dá à luz no banheiro de avião francês durante vôo
da Efe, em Paris
Fonte: BOL - www.bol.com.br

Uma passageira de um vôo da companhia francesa Air Austral deu à luz uma criança na noite deste sábado no banheiro do avião em que voava da cidade de Lyon para ilha francesa de Reunião, no oceano Índico.
Fontes da Air Austral informaram que o parto começou pouco depois das 22h (19h deste sábado, no horário de Brasília), sem que a tripulação do avião percebesse já que a passageira, originária da ilha francesa de Mayotte (também no Índico), entrou no banheiro do aparelho sem avisar ninguém.
Uma aeromoça percebeu que a mulher, de 25 anos, não saía e foi perguntar o que estava acontecendo. Só então soube que um bebê estava nascendo enquanto o avião --com 170 passageiros-- sobrevoava o território etíope.
O comandante da aeronave, ao ser avisado, verificou que a criança já havia nascido.
Um médico que estava a bordo se encarregou de cortar o cordão umbilical e comprovar que a mãe e o recém-nascido estavam em perfeito estado de saúde.
Por isso, o comandante decidiu continuar a viagem como estava previsto. Em caso de complicações, ele teria que desviar e aterrissar em Djibuti, na África.Na chegada ao aeroporto de Saint-Denis-de-la-Réunion, ambos foram internados no hospital de Bellepierre.
A mulher disse que a data prevista para o parto era o próximo dia 4 e que queria que o nascimento acontecesse em Mayotte, para onde iria após a escala em Reunião.