19 novembro 2012

Foi publicada uma matéria no G1, conforme podem conferir no link a seguir.
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2012/11/conheca-os-habitos-de-passageiros-que-mais-irritam-os-comissarios.html

Li vários comentários mediocres e esses dois em especial, resolvi publicar aqui.
Como profissional me dou ao direito de publicar a minha resposta.

Senhor Marcelo Fukui;
Quando escrevemos sobre algum assunto, convem que se faça uma pesquisa, estudo sobre o tema, para evitar se expor ao ridiculo. De onde foi que o senhor tirou a idéia de que comissários não tem estudo ou qualificação? Vamos ao principio.
Para ser Comissário é obrigatório fazer o curso em uma escola especializada. A duração é curta, mas isso não quer dizer que seja inutil ou sem conteudo.
Ao entrarmos em uma empresa aérea, temos cursos muito mais complexos praticamente todos os meses incluindo enologia, gastronomia, atendimento de pessoas com necessidades especiais e atendimento de qualidade aos passageiros. Esse último é muito mais complexo do que um curso de mordomia, pois engloba aspectos psicológicos e a especialização em primeiros socorros, tudo voltado para o ambiente em que trabalhamos e suas necessidades.
Outro fato importante. A grande maioria dos comissários tem nivel universitário. Existem médicos, advogados, veterinários, dentistas e muitos outros profissionais que fizeram a opção de trabalhar na aviação. Sem contar o grande número de poliglotas.
Portanto, caro senhor, eu torço muito para que em seus voos, se é que o senhor viaja o suficiente de avião, nunca aconteça um incidente, acidente ou que tenha um mal estar. Pois em qualquer dessas situações sua vida estará nas mãos desses garçons e garçonetes que são os únicos gabaritados para salvá-lo.

E essa dica vale também para o senhor Bruno Silva. "Nhem nhem nhem" é como o senhor pode ficar caso lhe aconteça algo dentro de uma aeronave. Respeito a profissionais que dedicam seu tempo a salvar vidas, atender com carinho, dedicação e respeito é o minimo que se deve ter. A outra opção é viajar de ônibus ou ficar calado diante de situações as quais não possue informação.

Atenciosamente;

Paula de Paula