30 setembro 2006

Acidente da GOL - Parte I

A consternação dos aeronautas é geral. A última noite passamos assistindo tv, no telefone e na internet aguardando notícias. Além de eu ter voado lá, deixei amigos e tenho vários outros colegas que voam na GOL.
A razão deste post é a maneira que a mídia lida com o caso.
Ficamos chocados e emputecidos com a maneira sensacionalista que a Rede Record tratou o assunto. Tudo bem que eles não tem o conhecimento de aviação que nós temos, por isso acabam falando muita besteira.
Eu sempre indiquei aqui neste Blog o JetSite. E com toda certeza continuarei indicando. Um dos canais que lidou com o assunto de maneira séria foi a Band e o Gianfranco do Jetsite estava ao vivo comentando o acidente. Uma pessoa sensata, com amplo conhecimento do assunto.
A primeira hipótese que dois pilotos que estavam conosco levantaram foi a de que o Legacy possa ter desligado o Transponder para subir de nivel. Quando se voa mais alto existe uma significativa economia de combustível. Eles podem ter feito isso acreditando que por estar em cima da amazônia não teria tráfego aéreo. Se aconteceu isso, já que não somos nós que vamos fazer afirmações porque não temos nada a ver com a investigação séria que será feita pela Anac, o radar de tráfego que existe a bordo das aeronaves não teria como avisar a aproximação da outra aeronave.
Outra besteira dita, que os pilotos possam não ter visto o radar. Se existe uma aeronave se aproximando de outra ele dispara um alarme sonoro bem alto que diz: Trafic, Trafic.
Agora só nos resta esperar e torcer para que tudo acabe bem.

Estamos aqui aguardando informações e a qualquer novidade estarei de volta.

Nenhum comentário: