05 agosto 2009

Manual serve para que mesmo?

(desconheço a fonte)

Este espectacular Airbus 340-600, novinho em folha, o maior avião de transporte de passageiros já construído, está estacionado à porta do hangar em Toulouse, França, sem uma horinha de voo que seja.


Chega a tripulação árabe da ADAT (Abu Dhabi Aircraft Technologies) para realizar testes preliminares no solo, tais como ligações dos motores, antes da entrega da aeronave à "Etihad Airways", de Abu Dhabi. A tripulação da ADAT conduz o A340-600 pelo 'taxi-way' (circulações periféricas) até à zona de decolagem.




Em seguida, elevaram todos os quatro motores para a potência de decolagem, com um avião practicamente vazio. Sem terem lido os manuais de operação, não têm ideia da peso exato de um A340-600 vazio e como é leve.




O alarme de decolagem disparou no cockpit devido a todos os 4 propulsores se encontrarem à potência máxima.

Os computadores de aviônica assumiram que estavam tentando decolar, mas as configurações necessárias (flaps/slats, etc.) não se encontravam feitas devidamente.





Um dos tripulantes da ADAT decidiu desligar o Sensor de Proximidade do Solo para silenciar o alarme.

Este procedimento "engana" o avião, fazendo-o "pensar" que está no ar.




Os computadores liberaram automaticamente todos as travas e dispararam o avião.

A tripulação da ADAT não fazia a menor ideia de que tudo isto é um sistema de segurança para impedir que os pilotos pousem o avião com as travas funcionando.




Nem um único dos sete homens da tripulação árabe teve a inteligência de inverter a potência dos reatores da sua configuração máxima, e por isso a aeronave novinha em folha, no valor de 200 milhões de dólares, chocou em cheio numa barreira de disparo, ficando destruída.




Desconhece-se a extensão dos ferimentos sofridos pela tripulação, devido ao blackout noticioso sobre o assunto, tanto na França como em outros países.

A cobertura da mídia no caso foi considerada como sendo insultuosa para os árabes muçulmanos.


Só agora as fotos começam a ser divulgadas.




Um Airbus: 200 milhões de dólares

Tripulação árabe sem treino: salários de 300 mil dólares por ano

Manual de operações não lido: 300 dólares

Choque do avião contra muro de retenção, com vitória do muro: sem preço.

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