30 maio 2010

Dia 31 de Maio - Dia dos Comissários de Voo


Depois desses longos oito anos, já escrevi tanta coisa sobre a nossa profissão, por isso esse ano resolvi fazer algo diferente.


Resolvi comemorar a data contando a historia de uma Comissaria. Para que sua vida, seu esforço e sua personalidade possam servir de exemplo para muita gente.
Eu costumo dizer que a Andrea foi um presente que Papai do Céu me deu. Quando nos conhecemos descobrimos que ambas engravidamos aos 16 anos, ela teve a Bruna e eu o Raphael. Mas Andrea continuou sua saga de família, casou-se aos 18 anos e teve um menino lindo para formar seu casalzinho . Dois anos depois seu marido sofreu um assalto. Dois homens armados o renderam na frente dela e do filho pequeno para levar o carro. Na tentativa de fugir, os bandidos descarregaram uma arma nele. Resultado: 7 tiros o atingiram, o que o fez passar por diversas cirurgias durante oito longos anos.
Durante esse período, Dea criou os filhos com a ajuda da família, trabalhando em funerária, dormindo em hospitais todos os dias e ainda conseguia tempo para fazer o curso de Comissaria, que era o seu maior sonho.
Depois de varias cirurgias e tratamentos, como se fosse uma ultima tentativa de tratamento, milagrosamente seu marido se curou. Aquele parecia ser realmente o ano que as coisas começariam a acontecer em sua vida.
Alguns meses depois ela conseguiu o emprego de Comissaria. Ela mal acreditava que depois de tantos anos de luta e sofrimento, aos 25 anos, ela realizaria seu maior sonho.
Mas na vida dessa guerreira, nem tudo era tão simples assim. Na primeira semana de voo, ainda em instrução, seu pai faleceu. Dois dias após o enterro lá estava ela de volta aos ares. Firme e forte, como só alguém com sua fibra conseguiria.
E hoje eu posso dizer que tudo isso valeu a pena.
A Andrea é chefe, instrutora e checadora. Sem duvida, a melhor que eu já voei até hoje. Tive a oportunidade, por causa de instrução, de voar com essa mulher incrível durante 40 dias.
Eu nunca a vi sem um sorriso no rosto. Sua alegria contagia todos ao seu redor. Ela é o meu exemplo de competência, profissionalismo e dedicação.

Agora peço licença a vocês para escrever o meu depoimento pessoal para ela:

Patinha:

Você entrou na minha vida para ficar. Mais do que amiga, confidente, meu ombro amigo sempre disposta a me apoiar e a me ouvir, eu aprendo com você todos os dias a ser uma pessoa e uma profissional melhor.
Eu gostaria que todos os profissionais da nossa área tivessem um pouquinho de você, quem sabe assim nossa profissão não estivesse desse jeito, perdendo um pouco da sua identidade a cada dia.
Não encontraria um exemplo melhor do que você para homenagear todos os que dedicam suas vidas a aviação no dia de hoje.

PARABÉNS PELO SEU, O NOSSO DIA!!!!

5 comentários:

CLICK disse...

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=dia-do-comissario-de-bordo-a-historia-de-dois-profissionais-0402983772D4B15386/user=85r7d735pwrw/date=2010-05-31&&list/type=user/codProfile=85r7d735pwrw/

Andrea Patinha disse...

Paula ..... nem sei o que dizer ... li assim de cara com meu marido do lado e nos emocionamos muito ... nem sei o que dizer .....
não sei o que sentir ..emoção, força, motivação, alegria, reconhecimento ... sei lá, todas essas emoções juntas .. acho que vou ao médico(á esta hora só o PS) pra ver se é normal meu coração bater tão forte deste jeito!!!!

Tudo o que vc me proporcionou estes dias que passamos juntas e esta amizade que começa .... só os anjos pra explicar pessoas tão distantes, com vidas tão diferentes e ao mesmo tempo com tantas coisas em comum ... não poderiam deixar de se conhecer neste mundo, nem que for só pra deixar uma lição de vida pra nossas famílias, mas como começar uma amizade que vai transcender o tempo!!!
Obrigada .. acho que a única palavra que consigo transcrever pra dizer o quanto maravilhada eu estou !!!
Quando te encontrar .... vou te encher ..... de abraços!!!
OBRIGADA

Patinha

Fabiana disse...

Falou e disse Paula!!

A Dé é uma guerreira, mulher forte de opinião.
Amiga de sempre e pra sempre.
Sei que ela ama o que faz.
Sou comissária formada(nunca trabalhei) e quando estava eu enlouquecendo com os estudos para passar na banca da ANAC,em suas tardes de folga la estava "a amiga de fé e irmã camarada" passamos algumas horas estudando, por alguns dia e o resultado foi uma prova linda..com apenas 1 questão errada...ufa ela teve grande participação,assim como sempre teve e tem.
A Dé é muito mais que amiga e irmã!!
E estarei todos os dias torcendo para que tudo em sua vida seja sempre lindo!! Como ela merece!!
AMIGA BEIJO
LI AMO!

DI

Anônimo disse...

Oi Paula,realmente vc está com a razão,a Patinha é uma pessoa maravilhosa,uma guerreira,sempre me socorre nas horas que mais preciso rs..,é uma mãe para todos,tenho muito orgulho e grande admiração por ela,uma mulher que é um exemplo em nossa carreira.Adoro vc Patinha,e parabéns pela linda família que vc tem e sei que é uma pessoa iluminada.

beijinhooosss miguxaaaaaaaaaaaaa...

Denise Tannuri.

Anônimo disse...

Paula,foi muito linda a homenagem que voce fez para a Andreia, reconher a luta a batalha ate chegar onde ela esta . A maoiria das pessos nao estao nem ai com os problemas dos outros, isto nostra a grandeza do seu coraçao!Parabens pra voce tambem.Quando minha filhar vier aqui em casa vou mostrara ela, porque ela precisa de força tambem pra continuar tentando ela fez curso de comissaria ,passou na anac, e fez varios cursos ate agora nao consegui nada nao quero que ela desanime.Um beijo bom final de semana.Geni (geniduarterocha@bol.com.br)