04 novembro 2010

Segurança de Aeroportos

Aproveitando o gancho do vídeo abaixo e esta declaração publicada na Folha Online(Clique aqui e leia na integra):

"Giovanni Bisignani, diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), disse nesta terça-feira (2) que "não é aceitável tratar passageiros como terroristas até se provarem inocentes".

Resolvi escrever alguns comentários.
O Sr. Giovanni Bisignani deveria ter incluido tripulantes em sua declaração. Aquela situação do raio-x acontece constantemente com a gente. Mesmo com a tripulação toda reunida, uniformizada e identificada, temos que tirar sapato, passar várias vezes pelo aparelho, já tomaram cortador de unha de comandante (aquele do tipo "trim") e várias outras coisas da tripulação.
Observo também o constragimento daqueles passageiros que estão voando pela primeira vez e o quanto os funcionários são estúpidos com eles. Por diversas vezes já tive vontade de largar minha mala e a tripulação e ir perguntar aqueles seres, se gostariam que sua mãe fosse tratada daquele jeito. Mas aí eu seria detida por desacato, e ainda correria o risco de ser demitida da minha empresa.
Acho extremamente necessária as medidas de segurança, mas guardadas as devidas proporções. Não sou kamikaze, quero ter certeza que estou segura dentro do voo, mas que haja coerência na fiscalização.
O que um comandante vai fazer com um trim gente??? Aliás, quero parabenizar o roteirista do Tudo Junto e Misturado, aquela cena do condicionador e da pasta de dente me fizeram passar mal de tanto rir.
E aquela do Check In, que realmente acontece: o senhor está levando algum objeto cortante, perfurante, etc. Tudo bem que se o passageiro mentir ali, do Raio X ele não passa, mas uma pinça de sobrancelha?

Nenhum comentário: