06 janeiro 2012

Esclarecendo algumas duvidas...

Recebi muiiittoooss emails com a mesma pergunta, por isso achei mais pratico responder aqui no Blog.
Todos se resumem em Aviação Internacional.

1. Em primeiro lugar, você deve se perguntar: Qual sua intenção: trabalhar ou viajar?
Se quiser viajar, consiga um bom emprego e faça viagens nas suas ferias.
Agora se quer trabalhar, leia atentamente meu depoimento:
Eu sempre fico muito brava quando meus amigos "terraqueos" fazem os seguintes comentários:
- Trabalhar... Você vai passear em Paris (ex).
- Você já chegou? Então vamos ali comigo?
Quando sera que as pessoas vão entender que são horas dentro de uma cabine pressurizada; que o avião é enorme e nós ficamos andando o tempo todo por ele, carregando peso, montando e desmontando carrinho de serviço; que engolimos a refeição muitas vezes em pé; que se algum passageiro passar mal somos nós que vamos cuidar dele. Uma semana estamos indo para os EUA, 3 horas a menos, na outra Europa, 3 horas a mais e o nosso organismo vai dando sinais dessas constantes diferenças de fuso.
Para poder sair e aproveitar as oportunidades dos pernoites, chegamos no hotel, tomamos um banho e já saimos, sem ao menos descansar ou levantar um pouco as pernas.
Quantas vezes na volta, por causa de conexões ou transito, chegamos em casa quando completamos 24h de uniforme.
Meu voo de Natal foi realmente abençoado, mas vocês acham que em nenhum momento passou pela minha cabeça: como esta meu filho? sera que meus sobrinhos ficaram felizes com os presentes? queria que meu namorado estivesse aqui, mas ele esta com perna operada. E por falar nisso, enquanto ele estava numa mesa de cirurgia há algumas semanas atrás, eu estava dentro do avião a caminho de Orlando.
Esse desabafo esta longe de ser uma reclamação, eu sempre soube o que era a aviação e foi a profissão que eu escolhi e jamais me arrependi.
Só quero que tenham o conhecimento necessário para fazer as escolhas certas.

Vamos a pergunta que eu mais recebo em emails:
NINGUÉM entra direto na aviação internacional. Se você tem vários idiomas, inglês fluente, excelente! Isso vai te dar vantagem na hora de uma seleção.
Mas para chegar ate la, são muitos anos voando nacional. A promoção para os voos internacionais se da depois de anos de experiência e de acordo com a hierarquia.
E sim, só é promovido quem tem inglês. Os outros idiomas também são importantes, mas para ter um plano de carreira hoje, o inglês é fundamental.

Espero ter respondido as dezenas de emails que recebi sobre esse assunto.

Um ótimo 2012 para todos nos!!!!

4 comentários:

Jéssica Biazucci disse...

Paula, não que isso seja o mais importante, mas muitos de nós, que somos apaixonados pela aviação e principalmente pela profissão "comissário de bordo", temos muitas dúvidas em relação a salário. Longe de mim tentar ser indiscreta, mas é verdade que comissário ganha muito bem?! Pergunto pq eu, assim como muitos dos seus leitores, está para começar o curso agora. Obrigada e mais uma vez, você está de parabéns!

Ilana disse...

Poxa vc me assustou agora...que bom q foi verdadeira e digamos "profunda" em tudo q falou. É bom saber a verdade sobre coisas q n conhecemos e vc que esta na área sabe oq diz e oq te incomoda!
mas em tudo nessa vida tem as dificuldades e as escolhas e vc fez as suas...da pra ver que vc gosta do que faz!!
Se poder posta alguma "dica" das coisas boas da profissão, vantagens...essas desvantagens ja era de se esperar para quem quer crescer numa profissão e ainda mais sendo como a sua!!
Obr pela resposta tão "desabafadora" dos emails que eu tbm mandei...desculpa o incomodo tbm!! fica bem

Anônimo disse...

Paula, como vai? Já tinha lido algumas postagens suas mas é a primeira vez que lhe escrevo. Adorei o depoimento. As pessoas confundem nossa profissão como se nós tirássemos férias a cada embarque, kkkkkkkkk... Estou em busca do meu emprego para viver todos esses sentimentos lindos da vida de um comissário de voo. Bjinhoos =)Jorge Eduardo

Anônimo disse...

Olá,

Tenha certeza que com este depoimento lavou a alma de muitos que como vc escutam certas coisas que tentam diminuir nossa importância a bordo de uma aeronave. Parabéns pela excelente postura e cuidado ao desabafar.
Um abraço!