17 setembro 2007

a questão do INGLÊS

Amigos,

Em primeiro lugar, quero registrar que é uma honra e alegria postar aqui no site.

E como primeiro post, acho importante abordar a questão do INGLÊS que sempre foi e sempre será eterna, principalmente para os aeronautas!

Para começar, voltemos ao passado: Fomos colonizados por Portugal e por isso só falamos português. Na verdade, como toda língua viva, desenvolvemos uma variante que é conhecida por "Português Brasileiro". Todo o restante da América do Sul fala espanhol [lembra daquela aula de História, que um dia, alguma professora falou sobre o "Tratado de Tordesilhas" ?!?]. Entao, se fossemos colonizados pela Inglaterra talvez seríamos hoje uma Austrália ou Nova Zelândia... Enfim... Todas as Empresas [e Cias Aéreas também] estão atentas a tudo isso e sabem que o diferencial da fluência num idioma estrangeiro parte do esforço individual de cada um, de cada candidato. Ter fluência em Inglês [ou outro idioma estrangeiro] pode ser [e é] um grande diferencial e faz com que o candidato ganhe muitos pontos. Mas se ele/ela não for aprovado/a nas demais etapas do processo seletivo [entrevistas, dinâmica/psicotécnico, exame médico, entrevista final] será reprovado/a. Vale ressaltar que as etapas mencionadas poderão ser realizadas na língua portuguesa... Depois de passar por todas essas etapas e conseguir o tão sonhado emprego, o empregado poderá ser desligado da empresa [ou seja, demitido] se não se comportar adequadamente.

O segredo de dominar uma língua é estudar sempre! Nunca parar! Além de aulas particulares ou ensino nas tradicionais escolas, os seriados na TV paga, livros e principalmente a internet são excelentes ferramentas. Você sabia que há sites que ensinam e fornecem dicas em vários idiomas [e de maneira gratuita, inclusive ???]. Cabe a cada um ter dedicação e persistência. Um exemplo de site de ensino gratuito e universal do Inglês é o da BBC Brasil: http://www.bbc.co.uk/portuguese/learningenglish/ . Eles pegam o conteúdo jornalistico da BBC [ou seja, atualidades] e colocam aquela "pitada de didática" [com vocabulários, sons, fotos e explicações]. Mas eu lembro que "estudar por conta" deve ser complementado pela orientação de um profissional [escola ou professor particular]. Abraço e boa sorte a todos!

TéoMariano

Nenhum comentário: