01 junho 2009

A330 da Air France desaparece dos radares
G1
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Em todos os vôos, sejam nacionais ou internacionais, existem pontos fixos, onde a aeronave deve entrar em contato via fonia, para informar a posição.
O último contato do AF 447, foi com o controle Recife, as 22h48. As 23h14 a aeronave informou uma pane elétrica e despressurização da cabine, após passar por uma tempestade.
Pelo tempo de vôo, e pela área do Oceano Atlântico que faz parte do espaço aéreo brasileiro, e também por não ter chegado à Ilha do Sal, que fica no meio do caminho, provavelmente a aeronave caiu no nosso território.
As aeronaves são equipadas com ELT (Emergency Locator Transmiter), que suporta um impacto de até 5g (5x a força da gravidade) e com qualquer tipo de impacto já começa a emitir sinais para o sistema de Busca e Salvamento, nas frequências: analógica - 121.5 MHZ e 243 MHZ e digital 406 MHZ.
No sistema analógico, para o satélite confirmar a localização, leva cerca de 90 minutos.

O que acontece é o seguinte: existe um protocolo a ser seguido. Enquanto não chegarem ao avião e certificarem-se de que não há sobreviventes, não se passa informações.

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