23 abril 2009


Avião não é restaurante.


Assim na lata? Pois é. Vamos aos fatos.
Assistindo show e lendo comentários vejo que a grande maioria das pessoas reclama do que é servido a bordo das aeronaves.
Dou risada, acho bacana mas me senti na obrigação de colocar a realidade aqui.
Isso não é invenção minha nem de uma empresa X. É a realidade, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Quando você compra uma passagem áerea, está pagando pelo seu transporte da cidade X até a cidade Y, só isso. O serviço de bordo oferecido em TODAS as empresas é apenas uma cortesia.
Não vou negar também que eles utilizam essa cortesia, para fazer o seu diferencial perante os clientes.
Mas lembre-se: É apenas uma cortesia. E agradeça por estar no Brasil, porque na Europa se quiser um copo de água você vai pagar dois euros.
Outro detalhe importante.
Comissário de Bordo não está ali para serví-lo. Não foi para isso que estudamos e muito.
Os Comissários são responsáveis pela segurança de todo o voo. Se o passageiro passar mal, quem vai prestar os primeiros atendimentos? O Comissário. Se acontecer alguma emergência quem vai cuidar de todos os passageiros? Os Comissários.
Como, óbviamente, não acontece uma emergência em todos os voos, qual a finalidade do serviço de bordo para os comissários? Uma aproximação com o passageiro. Ganhar a sua confiança, estabelecer uma ligação, caso venha a acontecer alguma coisa.


Demonstração de Segurança
As pessoas que voam sempre falam que já sabem tudo. Será que você realmente prestou atenção ou já leu o cartão de instruções?
Vamos às perguntas:
Você sabia que:
Se as máscaras caírem não basta apenas colocá-la no rosto? Se você não der um pequeno tranco nela, uma puxadinha, não vai liberar o oxigênio?
Se houver um pouso na água e você inflar seu colete dentro do avião, além de não conseguir se deslocar rapidamente, se entrar água você se afoga ali dentro?
Todos pedem os assentos da saída de emergência por ter mais espaço e poder esticar as pernas certo? Você sabe abrir aquela saída? Tem idéia do peso daquela janela? Do tranco que ela dá quando você abre?
Pedimos para que as bagagens sejam colocadas nos compartimentos superiores ou embaixo da poltrona da frente, você sabe por quê?
Você está sentadinha na poltrona do corredor com aquela bolsa enorme aos seus pés. Acontece uma emergência e todos precisam sair rapidamente. Imagina na correria os outros dois passageiros, do meio e da janela tentando sair com uma bolsa no meio do caminho.

Speech do comandante.
Todas as empresas exigem que o comandante faça speeches para os passageiros. Também é uma maneira de estabelecer um vínculo de confiança entre eles. Ou seja, ele sempre estará informando o que está acontecendo durante o voo.
Eu também viajo como passageira, e muitas vezes no meio daquele soninho gostoso acordei com a voz do comandante. mas no meu último voo tivemos uma forte turbulência e o comandante não falou nada. Quando pousamos uma passageira foi até a frente do avião e bateu boca com ele por não ter informado nada.

Turbulência.
Não derruba avião. Ufa!!! Estão mais calmos agora?
Se o sinal de cinto está aceso, é porque vai balançar. Se um passageiro se machucar, quem vai cuidar dele? Então nós também temos que sentar e atar os cintos. Além de nos preservar também. Portanto, não adianta ficar tocando a chamada de comissários durante uma turbulência.
Em toda turbulência sempre tem aquele passageiro que insiste em ir ao banheiro.
Você sabia que a partir do momento que fizemos o speech e avisamos que vai balançar, que é para permanecer sentado e o sinal está aceso, se algo acontecer com ele nem a empresa, nem os comissários podem ser responsabilizados? Ele violou as regras, daí pra frente é por conta e risco dele.

Espero que essas pequenas informações possam ter esclarecido algumas coisas. Se ficou alguma dúvida, pode mandar que eu respondo.

Esqueci um detalhe que me perguntaram outro dia:
Em todo final de voo, nós nos despedimos da tripulação e agradecemos. Como em cada voo é uma tripulação diferente, quando fazemos novos amigos trocamos msn e coisas do tipo. Então a frase de praxe usada em toda despedida é:
Beijo me adiciona. Isso é clássico e faz parte do dia a dia dos tripulantes.

Então, Beijo me adicionem!!!!

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