03 novembro 2005

Contribuição de Antônio Lima

VOCÊ PRESTA ATENÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES DE SEGURANÇA FEITAS PELOS COMISSÁRIOS????

Conseqüências Sobre as Tripulações de Vôo

A pretensão de já conhecer todos os procedimentos, a total confiança na segurança da aeronave e até a crendice de que é impossível sobreviver a um acidente aeronáutico, faz com que muitas pessoas ignorem as instruções de segurança passadas pelos comissários antes da decolagem. Uma atitude que comprovadamente já causou fatalidades.
Os tripulantes comerciais enfrentam audiências difíceis quando executam sua rotina de explicar aos passageiros as informações sobre assentos flutuantes ou saídas de emergências. O descaso do público preocupa as autoridades que temem que preciosas informações capazes de salvar vidas estejam sendo desperdiçadas.
Um passageiro afirma que “... é inútil. Se o seu avião for se acidentar você irá morrer”. Atualmente, na verdade, as chances de se sobreviver a um acidente são razoáveis. Entrevistas com sobreviventes demonstram que muitos deles tiveram a presença de espírito de pôr em prática, em meio ao caos, as instruções recebidas dos comissários.
As instruções, obrigatórias há décadas, são vulgarmente ignoradas por pessoas que acham que estão fadadas à morte se a aeronave se envolver em acidentes; e por aqueles que consideram que já as sabem de cor. Os comissários muitas vezes tomam medidas quase absurdas para chamar a atenção dos passageiros mais distraídos.

O PATETA VIROU COMISSÁRIO???

Linda Rutherford, funcionária de uma empresa aérea baseada em Dallas, Texas, explica situações que fazem os comissários desempenharem papéis hilariantes a bordo. “ Alguns comissários levam ukeleles (guitarras havaianas) para o avião e cantam as instruções, para chamar a atenção dos passageiros. Outros imitam personagens como Schwarzeneger ou Elvis”, acrescenta. “Outros cantam como o tema de Beverly Hillbillies, e temos alguns que fizeram um rap” finaliza. Algumas empresas passam um vídeo contendo as instruções de segurança, solicitando atenção dos passageiros em alguns casos, ou pelo menos que permaneçam em silêncio durante a exibição.
Embora já esteja claro que as pessoas que prestam atenção às mensagens têm maior probabilidade de sobreviver, as demonstrações ainda tendem a passar despercebidas. Uma garota de 13 anos que sobreviveu ao acidente do vôo 1420 da American Airlines, que “varou” a pista em Little Rock, Arkansas, em Junho de 99 e matou 11 pessoas, disse aos investigadoresque ela sabia usar a máscara de oxigênio por ter ouvido as instruções dos comissários.
A mascara não funcionou, mas ela escapou por uma fenda da fuselagem enquanto a traseira da aeronave queimava. Uma mulher sabia, pelas instruções, que a saída de emergência mais próxima era atrás do seu assento. Mas ela preferiu deslocarse para frente da aeronave e escapou por um buraco aberto na fuselagem. No total 134 pessoas sobreviveram.Numa colisão ocorrida em 1991 em Los Angeles, Califórnia, entre um avião da US Air e outro da Skywest, os passageiros atribuíram a uma demonstração especial feita a um grupo que viajava próximo à janela de emergência, o sucesso da tentativa de saírem do avião: 34 pessoas morrerram e 67 se salvaram no acidente.

SOBREVIVENDO AO ACIDENTE

Dados coletados e estudados este ano pelo FAA, mostram que 96% das pessoas sobreviveram aos acidentes domésticos desde 1983 até 2000. Mesmo em acidentes graves, envolvendo destruição estrutural do avião, fogo e outros cenários caóticos, registrou-se que aproximadamente 56% dos passageiros se salvaram.
O FAA começou a veicular anúncios aconselhando as pessoas a dispensarem maior atenção às instruções de segurança e tem trabalhado com as empresas aéreas, para conseguir maior empenho dos passageiros no tocante ao assunto. A confiança na segurança das aeronaves tem contribuído para que as pessoas se tornem apáticas em relação às instruções dadas pelos comissários e aos folhetos deixados a bordo com instruções de segurança.“ Eu me sinto à vontade dentro de um avião”, diz, um representante de vendas que já voou dezenas de milhares de milhas sem acidentes. Ele diz que se sente culpado quando não dá ouvidos às demonstrações de segurança, e que, por vezes, finge interesse para incentivar a atenção de passageiros menos experientes. É sempre necessário pressionar os passageiros a prestarem atenção. “ Eu não chego a ler os cartões, mas presto atenção às encenações dos comissários” diz um analista do departamento de educação de Washington.

POR MAIS EXPERIENTE QUE VOCÊ SEJA, DEVE PRESTAR ATENÇÃO...

Uma comissária e agente de segurança da Association of Flight Attendants cita razões para que até os viajantes veteranos dediquem atenção às instruções:
• As saídas de emergência não são iguais e nem estão localizadas na mesma posição em todas as aeronaves;
• Os coletes salva vidas inflam da mesma maneira e quanto mais o passageiro souber sobre máscaras de oxigênio, mais rápido poderá ser a evacuação.
Ela notou que os passageiros ficam mais interessados após tomarem conhecimento de notícias sobre acidentes aéreos, mas o interesse se desvanece rapidamente. Por vezes, quando os passageiros da classe executiva, onde trabalha, não estão prestando atenção ela dá uma reprimenda; “Olá, eu ainda estou aqui...”.
Conclusões
Os participantes dos estudos sugeriram alguns métodos para atrair a atenção dos passageiros:
• Confecção de instruções mais interessantes e variadas;
• Mencionar explicitamente, logo na introdução, a importância da instrução de segurança de vôo;
• Utilizar SPEECH do Comandante para reforçar a importância da instrução;
• Evitar instruções apressadas e sem motivação; liderança e credibilidade devem ser estabelecidas logo no início, por um comportamento confiante, uma conduta agradável e demonstração de conhecimento profissional das características de segurança da aeronave;
• Os comissários de vôo devem demonstrar entusiasmo pelo assunto durante toda a apresentação das instruções de segurança;
• Os comissários de vôo devem ter em mente que a primeira impressão passada ao passageiro é a que fica.

Esta matéria é uma adaptação do original:
Dailynews

Nenhum comentário: