15 outubro 2005

Aproveitando o Dia do Professor, uma aula sobre a profissão...

Após um longo período de pesquisa sobre a verdadeira história do início da profissão Comissário de Bordo, encontrei vários textos em inglês e francês, fiz a tradução e coloco aqui para vocês.

Antes que eu receba mais emails de comissárias reclamando da forma correta de se colocar a profissão, eu explico abaixo como funciona hoje. Essa explicação não muda nada o início de tudo, não mudaria em nada o texto maravilhoso que está aí, mas enfim, vamos aos fatos.



Profissão: Aeronauta

Cargo / Função: Comissário de Bordo



Este texto é um apanhado de vários outros e a tradução é minha. Caso alguém queira usar o texto, POR FAVOR, ME MANDE UM EMAIL SOLICITANDO. Assim como eu sempre faço questão de citar a fonte das notícias que coloco aqui para vocês, porque esta é uma forma de dar os devidos créditos ao profissional que a fez, eu espero a mesma gentileza de vocês. Já perdi a conta de quantas foram as vezes que ao visitar outros Blogs via os meus textos sem a menor citação de origem.







Comissários de Bordo - Como tudo começou...

Tradução: Paula de Paula









A experiência com Comissários de Bordo:

As primeiras linhas aéreas comerciais eram território dos homens. Dos pilotos esperava-se o cuidado com a carga, não se pensava nas necessidades daqueles intrépidos viajantes acomodados no espaço vago do compartimento de carga.



Com aviões maiores podendo acomodar mais passageiros, algumas linhas aéreas experimentaram a inclusão de alguns homens ao grupo de vôo, tais como, despachantes, cabin-boys (meninos de cabine, que auxiliavam os pilotos no despacho do vôo) e os comissários.



Os Comissários carregavam a bagagem, recolhiam os tickets dos passageiros e com o tempo foi incluído o serviços de bordo, cuja função era distribuir chicletes para aliviar o desconforto de vôo, petiscos e bebidas. Em 1920, A Pan American Airlines ministrou o primeiro treinamento intensivo de primeiros socorros para os tripulantes que se tem notícia. A preferência nas contratações desses profissionais era dada aos jovens filhos de magnatas industriais, de construtores de estradas de ferro e dos empresários que financiavam as empresas aéreas. Sempre homens.





Ellen Church abre o caminho para as mulheres:

A posição do assistente de vôo (como era chamado) permaneceu indefinida até 1930 com a chegada de Ellen Church. Ellen era enfermeira e começou a voar para fazer estudos sobre a saúde dos passageiros em vôo. Esses estudos aproximaram Ellen de Steve Stimpson da Boeing Air Transportation, e juntos eles criaram a profissão Stewardess (Aeromoça), um cargo a ser ocupado somente por enfermeiras.



Church tinha um enorme senso crítico, e logo após voltar de um vôo longo, onde voara com mais três homens (comissários), ela procurou Stimpson e comentou sobre a necessidade de se colocar enfermeiras voando. Stimpson comprou a idéia e começou a tentar convencer seus superiores sobre essa necessidade.



William A Patterson, assistente do presidente da Boeing Air Transportion, decidiu fazer um vôo com Ellen e os outros comissários e constatou que ela realmente tinha razão. Logo em seguida deu a sua aprovação para a contratação de oito enfermeiras para o cargo de Comissárias por um período experimental de três meses. Em 15 de maio de 1930 as 8:00 da manhã, um tri-motor da Boeing deixou Oakland com destino a Chicago com Ellen, oficialmente a primeira Comissária do mundo, a bordo.



Os passageiros aplaudem a idéia:

Embora alguns pilotos se queixassem que era ridículo ter mulheres fazendo parte da tripulação, os passageiros aplaudiram a experiência. Os passageiros que voaram com as, inicialmente, oito Comissárias confirmaram que os pilotos não lhes dirigiam a palavra, e as esposas de alguns pilotos da cidade de Salt Lake City começaram uma campanha junto à Boeing, com abaixo assinado e tudo, pedindo a remoção das Comissárias.



Em 1930 foi criado o primeiro manual para comissárias intitulado "Dos e Don'ts". A maioria das lições falava sobre a "elite" dos pilotos, que eram tratados ali como heróis do ar (aí começa a noção de hierarquia). Uma norma rígida, tal como um regime militar era o pricipal foco deste manual, sempre ressaltando o respeito ao comandante e ao copiloto. Estes teriam prioridade sobre os passageiros SEMPRE. Antes de atender os passageiros elas deveriam verificar se as bagagens dos pilotos já tinha embarcado, se estavam devidamente guardadas e se eles não necessitavam algo.



Casamento para as Comissárias era um tabu no início. Ellis (Crawford) Podola foi demitida após dois meses de vôo porque descobriram que ela era casada. Steve Stimpson, chamava os pais das comissárias no ato da contratação para explicar as regras de No-Marriage (proibição de se casar). Stimpson se justificava com o seguinte discurso: Nós demitimos a Comissária Crawford porque, certa vez o vôo dela atrasou por causa de mau tempo e o marido dela ligou na minha casa as 03h00 da manhã perguntando onde estava a sua esposa. Estas regras No-Marriage vigoraram até 7 de Novembro de 1968 nos EUA.



As noções românticas de vôo que o público tinha em relação aos pilotos foram sendo substituidas pelo facínio que a profissão de Comissária exercia sobre eles. Quando a Comissária Inez Keller fez um pouso forçado em um campo de trigo perto de Cherokee, uma multidão foi até lá e Keller fez o seguinte relato: As pessoas nunca tinham visto um avião de perto, quiseram tocá-lo e, quando me viram queriam me tocar também. Um deles chamou-me de "o angel do céu."



A recepção contraditória dos pilotos em relação às primeiras comissárias evaporou rapidamente.



No fim da experiência de três meses com as comissárias, os diretores da Boeing notaram o grande sucesso da empreitada. Ellen Church, chefe das comissárias, delegou funções a homens e mulheres ansiosos para experimentar a aventura e a adrenalina que o novo trabalho em vôo oferecia. Ellen tornou-se responsável por dirigir e determinar padrões para esta nova função. Na ausência do gerente da base, supervisionava o serviço de bordo, comprava equipamentos e coordenava o embarque e desembarque de passageiros. Assim, Ellen também abriu outro caminho; era a primeira mulher a trabalhar em uma posição de gerência na indústria emergente da aviação.



Embora a indústria mundial da aviação seguisse os passos das empresas americanas, contratando mulheres para trabalhar em aviões, ainda existiam as que relutavam.





CURIOSIDADES:

As nomenclaturas e o tempo...




Português

Antigamente: Aeromoça

Hoje: Comissária de Bordo

Ou seja, AEROMOÇA NÃO SE USA MAIS, SACOU???



Inglês

Antigamente: Stewardess

Hoje: Flight Attendant



Espanhol

Antigamente: Azafata

Hoje: Auxiliar de Vuelo



Francês

Antigamente: Hôtesse

Hoje: Préposé De Vol

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