20 outubro 2005

Dia 20 de Outubro - Dia do Controlador de Vôo

Este post vai especialmente para meu amigo Guto Leite
.


Quando entramos no interior de um avião, seja para viajar ou trabalhar, nem nos lembramos que em solo firme, existe uma grande equipe de profissionais cuja função é ser os "olhos" dos pilotos.
A vida de um Controlador de Vôo é stressante. Cada ponto ali no radar significa um avião e consequentemente, centenas de vidas.
Para ser um Controlador de Vôo, é necessário acima de qualquer outro requisito, saber controlar os nervos e reagir em centésimos de segundos à situações inusitadas.
Como são formados esses profissionais?
Todos são formados pela Aeronáutica;
Os militares pela Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratingueta;
Os civis tanto da Aeronáutica como da Infraero são formados no Instituto do Controle do Espaço Aéreo em São José dos Campos;
A escolaridade exigida para o concurso é o ensino médio.

Há pouco tempo atrás, eu coloquei aqui o vídeo e informações sobre aquele pouso forçado da Jetblue. Vale lembrar que além do piloto ser excelente, nada daquilo teria sido possível, sem que seus olhos em chão firme, tivessem contribuído.
Fica aqui a minha homenagem a esses grandes profissionais. Sem eles, com a quantidade de tráfego aéreo que temos atualmente no Mundo, ninguém voaria em segurança.
Uma salva de palmas a eles.
Para encerrar uma frase criada por um querido amigo:

"Controlador de vôo - O heroi nas entrelinhas, aquele que nos permite voar em paz"( Bosco)
Passem no Blog do Guto Leite e leiam um texto super interessante sobre esse assunto.

Nenhum comentário: